Casas em Container: Como são pintadas?

Gostou? compartilhe!

Casas em Container: Como são pintadas?

As casas em Container são uma tendência nos projetos de arquitetura e com isso muitas dúvidas surgem sobre formas de acabamento e quais cuidados são necessários para que a estrutura não sofra corrosões ao longo do tempo.

Saiba que existem materiais específicos que são essenciais para garantir a qualidade da pintura, assim como a remoção e correções das imperfeições de cada peça. Antes de explicar exatamente o que é preciso para fazer a pintura das casas em container, é preciso entender o estado de degradação que afeta esse material. Continue lendo!

Diferença entre oxidação, corrosão e ferrugem?

Quando há algum tipo de degradação no container, é preciso tratá-la antes de iniciar a pintura. Veja agora, como diferenciar os tipos de degradação no metal e tratá-los:

- Oxidação

A oxidação acontece quando a superfície ou o material entra em contato com o ar, ou com água, e o vapor. É o início de um processo que, se não for interrompido, evoluirá para a corrosão e depois para a ferrugem. 

- Corrosão

É a fase intermediária da degradação das estruturas metálicas. Depois da oxidação, o metal começa a se desprender e vai ficando ainda mais exposto ao oxigênio, o que o leva a uma maior deterioração. Nessa fase, há alterações de cores, manchas, pontos, etc. Quando a superfície está pintada, as marcas da corrosão podem aparecer por baixo da pintura e causar estufamento e rachaduras.

- Ferrugem

Quando o metal apresenta ferro na sua composição, a ferrugem é o próximo passo, depois da corrosão. A ferrugem é quando a degradação começa a soltar aquela camada avermelhada de hidróxido de ferro, que escama e cai, comprometendo a resistência do material e até inviabilizando a peça.

Para evitar que esses problemas aconteçam, uma forma de proteger a casa em container é através da pintura.  Em alguns casos, é preciso lixar para recuperar a peça, tratá-la e só depois a pintar.

Qual tratamento deve ser feito para a ferrugem?

Quando um container chega para a produção, ele é devidamente lavado e passa por um processo de lixamento. Essa etapa remove todas as imperfeições, inclusive a ferrugem e é essencial para evitar problemas futuros.

Somente depois disso e de uma nova limpeza para eliminar todo o pó é que o container pode ser pintado. Pode-se também usar um produto, o TFT, para garantir que o resultado dure ainda mais tempo.

Qual é a tinta ideal para pintar casas em container?

As estruturas metálicas exigem um cuidado especial e as tintas usadas nessa etapa de pintura, precisam ter propriedades antiferrugem. Os materiais mais recomendados são as pinturas em epóxi, poliuretano ou acrílico, pois são ótimas opções anticorrosivas, além de terem boa resistência química e física.

A aplicação da tinta costuma ocorrer através de duas técnicas, a eletrostática, com a pintura em pó, e a airless, feita com pistola, pulverizando o produto através de um compressor de ar.

Saiba que por um longo tempo você não precisará se preocupar com a pintura de um container adquirido com a Compass, pois temos enorme cuidado com a qualidade do material entregue, desde a estrutura até o seu acabamento. Venha conversar conosco!



Gostou? compartilhe!

Whatsapp COMPASS Whatsapp COMPASS