Revestimento térmico e acústico com lã de rocha: o que você sabe sobre isso?

Gostou? compartilhe!

Revestimento térmico e acústico com lã de rocha:  o que você sabe sobre isso?

Muitas pessoas costumam dizer que o lado negativo de construir uma edificação com containers é o fato de a maioria deles serem construídos em aço corten, que conduz bastante calor e conta com péssimo isolamento acústico.

A verdade é que sim, o aço corten tem essas características, mas elas não tornam impossível que se tenha uma edificação com excelente isolamento térmico e acústico. Para isso, podem ser usados uma gama de materiais, entre eles a lã de rocha.

Quer saber mais sobre ela? Acompanhe este post!

O que é lã de rocha?

É uma das opções de materiais que podem ser aplicados em teto, piso e paredes dos containers para oferecer maior isolamento térmico, isto é, uma temperatura menos extrema e mais agradável, bem como acústico, eliminando ou reduzindo alguns sons internos e externos que podem ser desconfortáveis.

A lã de rocha é produzida a partir da mistura de diversos materiais, entre eles rochas basálticas e fibras minerais, os quais são esquentados a uma temperatura superior a 1000 graus Celsus. Apesar do nome, trata-se de um material leve e fácil de ser manuseado, comercializado em diversas espessuras, o que o torna uma excelente opção de revestimento para os containers.

Um de seus diferenciais é a sua resistência a altas temperaturas sem realizar propagação das chamas. Além disso, trata-se de um material que não requer manutenção periódica. Tudo isso se soma ao excelente custo-benefício,  pois seu m2 tem um preço bastante acessível e uma atuação bastante eficaz quando se trata de isolamento.

Quando ela não é indicada?

Profissionais da área costumam não recomendar o uso da lã de rocha em situações nas quais ela precise ficar exposta. Isso porque o material tende a liberar um pó que pode causar irritação naqueles que estiverem no ambiente. Sendo assim, quando usado em áreas externas, é preciso que seja revestido por outro material.

Mas fique tranquilo: no caso de uso dos containers, a lã de rocha é empregada entre as chapas de metal, não gerando assim qualquer problema desta natureza.

Pela sua capacidade de reter a água, a lã também não tem seu emprego recomendado em áreas molhadas. Apesar de não danificar as placas de lã, a água enfraquece as suas propriedades de isolamento acústico, mesmo depois que as placas já estão secas.

É importante frisar que, quando se trata de materiais isolantes térmicos e acústicos, existem normas técnicas a serem observadas, fazendo com que o processo de uso da lã de rocha seja seguro e precise observar uma série de regras.

A norma ABNT NBR 11364, por exemplo, trata das especificações de painéis à base de lã de rocha, assim como a ABNT NBR 13047, estabelece critérios para o adequado uso de mantas termoisolantes que sejam fabricadas com este mesmo material, entre outras.

Por tudo isso, um projeto em container, além de seguro e com excelente custo-benefício, pode apresentar excelente qualidade no que diz respeito ao isolamento térmico e acústico. Para isso, é importante buscar empresas que tenham expertise e experiência no segmento, as quais possam lhe oferecer o melhor serviço. Agende hoje mesmo uma conversa conosco!



Gostou? compartilhe!

Whatsapp COMPASS Whatsapp COMPASS