O uso de containers na agricultura

Gostou? compartilhe!

O uso de containers na agricultura

Quem entende um pouco de economia sabe que a agricultura é um dos pilares do nosso sistema financeiro, desempenhando um papel muito importante não apenas na alimentação das pessoas, mas também na balança comercial.

Porém, um novo personagem nesse setor vem ganhando cada vez mais destaque: os containers. Isso porque essas caixas de metal que antes eram usadas apenas para transportar cargas marítimas agora também vêm sendo cada vez mais empregadas no segmento agrícola.

Quer saber mais a respeito disso? Siga lendo o post!

Como os containers vêm sendo usados na agricultura?

São muitos os usos que eles podem ter na agricultura. Conheça alguns deles a seguir:

- Depósito/almoxarifado de itens gerais

Os containers são usados com o objetivo de armazenar de forma organizada e segura materiais diversos, ferramentas, equipamentos e máquinas.

- Escritório

Quando a estrutura é projetada para abrigar atividades administrativas. O container pode contar com janelas e ter espaço para uma sala de reuniões, por exemplo. A vantagem é que, em áreas muito extensas, como é o caso das fazendas, ele pode ser movimentado sempre que necessário.

- Depósito/almoxarifado de defensivos agrícolas

Quando tem o objetivo de armazenar defensivos agrícolas – como os agrotóxicos e pesticidas, por exemplo – o container recebe modificações em sua estrutura a fim de evitar qualquer risco de que o solo seja contaminado e cause danos ao meio ambiente.

As principais alterações envolvem o reforço das paredes, que passam a conter chapas de aço, a colocação do piso de cerâmica e a cobertura do telhado, que é reforçada com fim de evitar vazamentos e goteiras.

- Depósito de sementes

O container projetado para ser depósito de sementes se diferencia do que abriga materiais de uso geral ou defensivos agrícolas por um aspecto fundamental: a necessidade do controle de temperatura.

Nesse sentido, as caixas de metal que vão abrigá-las são especialmente projetadas para possibilitarem a instalação de ar condicionado, além de haver um cuidado especial com a hermeticidade, ou seja, a vedação do container, evitando assim problemas com a entrada de bichos e pragas e/ou de umidade, o que colocaria em risco a qualidade das sementes a serem plantadas.

- Pontes

Projetos em container tendem a custar até 30% menos do que os em alvenaria e, por esta razão, essas caixas de metal vêm ganhando cada vez mais espaço na construção civil.

Nesse sentido, os containers têm se mostrado cada vez mais promissores na construção de pontes para ligar, por exemplo, as margens de um córrego ou rio, facilitando o trabalho agrícola.

- Alojamentos

Uma outra alternativa é o uso como alojamento, ou seja, espaço para que os trabalhadores sejam acomodados. O projeto pode incluir toda a parte hidráulica, tendo espaço não apenas para que os colaboradores durmam e/ou guardem seus pertences, mas abrigando também copa, cozinha e banheiro.

O uso dos containers é cada vez mais frequente porque eles são tão seguros quanto a estrutura em alvenaria, contando com vantagens como o excelente custo-benefício e a rapidez na entrega do projeto.

Está interessado em saber mais sobre os projetos em container? Converse com quem tem experiência no segmento! Fale conosco agora mesmo!



Gostou? compartilhe!

Whatsapp COMPASS Whatsapp COMPASS