Do que são feitos os containers?

Gostou? compartilhe!

Do que são feitos os containers?

Você já parou para se perguntar sobre o motivo pelo qual os containers têm sido amplamente utilizados na construção civil, sendo estruturas resistentes ao fogo e à chuva, além de poderem durar até um século?

Se não, a resposta está no seu material, o aço corten. Para quem não o conhece, não se trata de um tipo de aço novo. Ele existe há muito tempo e desde a década de 1950 passou a ser utilizado em obras arquitetônicas.

Quer saber mais sobre ele? Continue a ler este post!

O que é o aço corten?

O termo corten vem da junção de duas expressões de origem inglesa: corrosion resistance (em português, resistência à corrosão) e tensile strenght (o que, traduzido para o nosso idioma, significa resistência à tração).

Trata-se de um tipo de aço de baixa liga, enriquecido com cobre e fósforo. Isso dá a ele uma maior resistência à corrosão. Para se ter uma ideia, o aço corten pode chegar a durar até cinco vezes mais do que o aço comum. Se precisar ser soldado, também não há problemas, assim como oferece boa aderência nos casos em que é preciso pintá-lo.

No começo, o aço corten era usado na indústria, especialmente a ferroviária, sendo empregado para construir vagões que fossem mais leves e durassem mais tempo, requerendo assim menos manutenção no quesito corrosão.

Sua utilização para fabricar os containers se deu não apenas pela durabilidade, mas também pelo fato de ele suportar bem as variações de temperatura, preservando assim a carga, já que poderiam se passar meses entre seu embarque em um porto e a chegada em outro.

O uso na construção civil

Antes mesmo de os containers passarem a ser usados de forma sustentável na construção civil, o aço corten já era empregado no setor, ganhando confiabilidade por sua resistência e versatilidade, podendo ser empregado desde em estruturas mais simples, como corrimãos e guarda corpos até na construção de torres e pontes.

Na década de 60, as primeiras edificações usando containers surgiram em uma situação atípica: durante a guerra, eles foram utilizados como abrigos temporários, mas a ideia não seguiu adiante.

Foi somente nos anos 2000 que passamos a ver as primeiras edificações residenciais feitas desse material. De lá para cá, muito se avançou nesse sentido e hoje os containers ganham cada vez mais espaço na construção civil por serem sustentáveis, versáteis e apresentarem excelente custo-benefício.

Como se vê, o aço corten é um material de excelente qualidade por ser versátil, resistente e durável. Empregado na fabricação de containers, ele ganha ainda mais potencialidades entre elas o elevado custo-benefício.

A Compass é uma empresa que conta com experiência no segmento de containers para a construção civil. Venha fazer o seu projeto conosco!



Gostou? compartilhe!

Whatsapp COMPASS Whatsapp COMPASS