Containers e arquitetura sustentável

Gostou? compartilhe!

Containers e arquitetura sustentável

Certamente você já ouviu falar em sustentabilidade e, se está lendo este post, se interessa em saber mais sobre como ela pode ser aplicada à arquitetura. A verdade é que, ao longo dos últimos anos, cada vez mais resíduos são gerados pelo ser humano e os efeitos deste problema já são sentidos por todos nós.

Levando isso em consideração, é natural que reflitamos sobre o que pode ser feito para não agravar ainda mais o quadro de poluição, aquecimento global e tantas outras mazelas que têm nos assolado hoje em dia.

Assim, nada mais justo do que um esforço conjunto para preservar o que temos para nós e as gerações futuras. Nesse processo, não se pode negar que o setor de construção também foi vilão por muito tempo: os resíduos gerados pelas obras e o uso de materiais pouco naturais, por exemplo, em nada contribuíram para melhorar o cenário ao longo dos anos.

Felizmente esta realidade vem mudando e é desse processo de transformação que surgiu o termo arquitetura sustentável. Acompanhe o post para saber mais a respeito e ter dicas de como implementá-la no seu projeto!

O que é arquitetura sustentável?

É aquela que busca ser ecologicamente correta, reduzindo os impactos ambientais ao mesmo tempo em que alia viabilidade econômica a um projeto na construção civil.

É importante frisar que projetos desse tipo mantém todos os princípios básicos da arquitetura, isto é, visam a atender às necessidades dos usuários e observam não apenas o entorno, mas as condições climáticas locais, além de respeitar a legislação.

Na prática, a arquitetura sustentável lança mão de uma série de recursos, entre eles: 

  • A busca por eficiência hídrica e energética, o que faz que esse tipo de projeto frequentemente tenha energia solar e reaproveitamento da água.

  • A ventilação natural, o que possibilita a entrada de mais ar fresco, sobretudo em aberturas que ficam perto de portas, janelas e do piso. Assim o ar quente pode ser empurrado para fora, evitando o uso de aparelhos de ar-condicionado, por exemplo.

  • O emprego de materiais sustentáveis, isto é, aqueles não impactam o meio ambiente. Nesse sentido, a escolha do que será utilizado considera, por exemplo, a origem da matéria prima usada na fabricação, a qualidade do material e a responsabilidade social da empresa fornecedora.

Containers e arquitetura sustentável

Estas caixas de metal que há décadas vêm sendo utilizadas para o transporte de cargas marítimas se tornam cada dia mais versáteis. Um de seus usos mais recentemente descobertos está exatamente na construção civil.

Os containers mais velhos, que provavelmente seriam descartados, agora vêm sendo utilizados para dar formas a casas, estacionamentos, pontes, pequenos negócios, estufas para plantio e muito mais! Isso prova que o material é sustentável, versátil e pode ter muito estilo, atendendo às necessidades e anseios de cada cliente no que diz respeito a sua customização.

Com a Compass, você alia qualidade, compromisso com prazos, excelente custo-benefício e um projeto feito com containers sob medida para as suas necessidades. Converse conosco!



Gostou? compartilhe!

Whatsapp COMPASS Whatsapp COMPASS